Em audiência pública realizada, nesta quarta-feira (18), na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), o deputado Silas Câmara (AM) cobrou do ministro das Comunicações, André Figueiredo, apoio aos pequenos provedores de internet.
“Muitos municípios sofrem para ter acesso à internet ou a qualquer outro tipo de comunicação. É inadmissível, por exemplo, uma cidade do Amazonas, com 38 mil habitantes, ficar trinta dias isolada do restante do país porque um equipamento da operadora queimou por falta de estrutura e nenhuma providência é tomada”, afirmou Silas.
De acordo com o parlamentar, o Brasil conta, atualmente, com mais de dois mil pequenos provedores (empresas com até cinco mil clientes) que levam a internet aos pequenos municípios, lugares onde as grandes operadoras não querem investir. “Um dos desafios para esses empreendedores é conseguir prestar um serviço de qualidade e oferecer um valor abaixo do praticado no mercado”, explicou.
Em resposta ao questionamento de Silas, o ministro destacou que para sanar a falta de sinal e a impossibilidade de instalação de cabos de fibra ótica em algumas áreas do Norte do país, o ministério encontrou duas soluções. “Em 2016, será instalado um satélite geoestacionário na região, para facilitar a captação de sinal, além da instalação de cabos subfluviais”.
Bruna Marques