A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou, nesta quarta-feira (2), parecer do deputado Alexandre Serfiotis (RJ) favorável ao Projeto de Lei 512/15, que cria o Dia Nacional da Consciência Vascular (DIA V), que deverá ser comemorado em 17 de agosto.
Para o parlamentar, a instituição da data é um importante passo para difundir entre a população noções de prevenção. “O Dia Nacional da Consciência Vascular já é adotado por entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, e em todas as edições promove várias ações, sempre na segunda quinzena de agosto”.
Ainda segundo ele, a sociedade precisa ser informada sobre os recursos que estão ao alcance de todos para evitar doenças vasculares. “Trata-se de um benefício que está semioculto, mas que é real”.
Serfiotis lembrou que a prevenção de doenças vasculares se dá pelo desenvolvimento de hábitos saudáveis como a prática de atividade física regular e alimentação balanceada, rica em alimentos com pouca quantidade de frituras, gordura, sal e açúcar.
A proposta segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Bruna Marques