Seminário vai debater fontes renováveis de energia elétrica

Deputado Geraldo Thadeu (MG) - Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Minas e Energia (CME) aprovou, nesta quarta-feira (23), o Requerimento 321/14, do deputado Geraldo Thadeu (MG), presidente do Colegiado, para a realização de seminário para debater fontes renováveis de energia elétrica. O evento, denominado Energia do Futuro, contará com a presença de representantes do governo federal e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Thadeu justificou que os baixos índices pluviométricos do país, ocasionados pela falta de chuva em algumas regiões, como São Paulo, demonstram a necessidade de debater formas alternativas para garantir o atendimento à população. “As mudanças climáticas tendem a dificultar a gestão do sistema energético, concentrado na hidroeletricidade. É fundamental a diversificação de fontes de energia, principalmente de caráter renovável”, defendeu.

O parlamentar lembrou que fontes de energia como a solar, a eólica e a biomassa devem ser debatidas no evento e analisadas sobre a possibilidade de adequação para cada região do país e suas especificidades climáticas.

Entre os convidados para o seminário estão Mauro Passos, presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal); Rui Altieri, superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da Aneel; e Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Foram relacionados ainda representantes estrangeiros como Adnan Z.Amin, diretor geral do Irena (International Research Energy Agency) e Klaus Rave, diretor do Conselho Global de Energia Elétrica.

Luís Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *