O deputado federal Eduardo Sciarra (PSD) vai solicitar a realização de uma audiência pública na Comissão de Agricultura, da Câmara dos Deputados, para debater as relações comerciais de produtos agrícolas entre os países componentes do Mercosul, em especial, sobre a produção do trigo e derivados. O anúncio foi feito durante a solenidade de abertura do WinterShow 2012, nesta quarta-feira (17), em Guarapuava, considerado o maior evento da cadeia produtiva de cereais de inverno no país. A intenção é debater uma solução para as importações de trigo da Argentina, um dos fatores para a redução da produção brasileira nos últimos anos.
De acordo com Sciarra, serão convidados os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e de Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e os presidentes da Ocepar, João Paulo Koslovski, e da Abitrigo, Luiz Martins. “Além disso, estamos trabalhando para a criação da Comissão do Trigo, também no âmbito da Comissão de Agricultura, para que os parlamentares definam com os produtores e o governo federal uma política de incentivo permanente à produção do trigo”, esclareceu Sciarra. A abertura oficial o WinterShow 2012 contou também com os pronunciamentos do presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, e do secretário de Agricultura, Norberto Ortigara.
Na sequência, o presidente da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria de Trigo), Sérgio Amaral, proferiu palestra sobre o tema “Futuro do trigo no Brasil na visão dos moageiros”. Amaral reforçou a importância do cereal para o Brasil e destacou o Paraná como produtor de trigo “de qualidade”. “A Agrária é um exemplo disso: produz trigos especiais para demandas específicas do setor de panificação, da indústria e esse é o caminho. Precisamos trabalhar nessa direção, que é a agregação de valor ao produto”, sublinhou.
O presidente da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), João Paulo Koslovski, abordou as questões referentes ao futuro do trigo na visão das cooperativas e salientou a necessidade de uma maior articulação entre os setores de pesquisa, produção e indústrias. “Precisamos ter uma estabilidade maior de preço, o moinho se posicionando melhor na compra e uma remuneração melhor ao produtor. Cada setor teria sua contribuição e o seu retorno”, analisou.
Documento oficial
A manhã de palestras foi encerrada por João Salomão, coordenador geral para Pecuária e Culturas Permanentes da Secretaria de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, que, em seguida, recebeu documento oficial com demandas de toda a cadeia produtiva do trigo. Este documento foi elaborado durante o Fórum Nacional do Trigo no dia anterior. Salomão representou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e o secretário-executivo do MAPA, José Carlos Vaz, que não puderam comparecer ao WinterShow em função de compromissos.
Assessoria de imprensa do dep. Eduardo Sciarra
Com Assessoria de Imprensa do Wintershow 2012