O líder do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), participou, na segunda-feira (30), de encontro entre o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, e um grupo de empresários brasileiros. O evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em sua sede, teve como objetivo restabelecer o relacionamento entre os países.
Sciarra, que acompanha de perto as relações entre o Paraguai e o Brasil, afirmou a importância de uma forte aliança comercial e econômica. “O Paraguai é um parceiro natural do Brasil e a eleição do presidente trouxe uma renovação na esperança de ampliar esta parceria”, afirmou.
Cartes garantiu que o Paraguai é um lugar seguro para investimentos produtivos. “O Paraguai é sério, previsível e uma nação para se aproveitar”. O presidente ainda informou estar trabalhando para a aprovação de lei sobre responsabilidade fiscal para garantir maior segurança jurídica aos investidores; e outra de incentivo às parcerias público-privadas em projetos de infraestrutura e energia.
“Cartes trouxe a perspectiva de novos ares para a política do Paraguai, com a possibilidade de criar um ambiente favorável para realização de investimentos que podem ter uma participação majoritária do Brasil. Podem e devem pela condição natural de país fronteiriço, de ligações históricas que tiveram seu ponto alto no tratado de Itaipu, responsável pela construção da maior usina hidrelétrica do mundo”.
O deputado ainda afirmou que trabalhará para reforçar essa parceria, uma vez que o Paraná, por ser vizinho e amigo tradicional do Paraguai, está diretamente envolvido nas relações com o país. ” Vou ajudar a construir pontes e alianças que nos permitam aumentar o fluxo das relações institucionais e, acima de tudo, das relações comerciais que possam trazer benefícios para ambos os países”.
A ideia do presidente é que o Paraguai cresça no setor industrial e não dependa de produtos primários. Essa é uma das principais motivações de Cartes a procurar os empresários brasileiros para estabelecer parcerias.
Verônica Gomes