O deputado Eduardo Sciarra (PR), líder do PSD, organizou, na Liderança do partido, nesta quarta-feira (18), encontro para debater a violência sexual infantil. O parlamentar reuniu a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Delair Borges Zermiani, coordenadora do grupo de Ex-vítimas de Abuso Sexual (Evas). Delair, que sofreu abusos sexuais quando criança, reportou à ministra seu trabalho no combate à prática e pediu apoio na divulgação de campanhas educativas.
“Esse tema é um tabu. Achamos oportuno buscar e promover formas de exterminar essa prática com campanhas do governo nos veículos de comunicação”, afirmou Sciarra, que lembrou a existência de projetos de lei que obrigam a divulgação na mídia de campanhas contra a prática.
Delair explicou que, quando criança, sofria abusos de seu pai. Seu trauma e vontade de divulgar a prática e informar a sociedade a levou a criar o Evas. “Embora informalmente tenhamos empreendido ações como grupo de apoio e palestras, vemos o quão ínfimo isso é perto da necessidade existente. Para que nosso trabalho surta efeitos precisamos do apoio da Secretaria dos Direitos Humanos”, argumentou.
O pedido foi atendido pela ministra. Sensibilizada com o trabalho, Maria do Rosário colocou sua pasta à disposição para estabelecer parcerias e ajudar na divulgação e prevenção da prática. “É um problema que não tem classe social. Convidamos a Delair para apresentar o seu trabalho, explicaremos o nosso, e juntos buscaremos complementar essa luta contra a violência sexual infantil”.
A ministra agradeceu o empenho de Sciarra em pautar o tema. “É preciso fazer um sensibilização. Precisamos de parceiros fortes para fortalecer a causa”, concluiu.
Luís Lourenço