Sciarra apoia demandas das universidades estaduais e municipais

O deputado Eduardo Sciarra (PR), ex-líder do PSD, esteve, nesta quinta-feira (26), em reunião com Luiz Cláudio Costa, secretário executivo do Ministério da Educação e reitores representantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O encontro foi agendado em função do esforço da associação para diminuir as dificuldades em executar programas federais nas universidades estaduais e municipais; facilitar a participação dessas instituições em editais de programas do governo de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão; e aumentar os recursos repassados a elas pela União. O deputado esteve presente para auxiliar o diálogo entre o Ministério e os reitores.

Segundo Sciarra, o governo federal tem programas e recursos que podem ser destinados ao ensino superior e atender os profissionais de pós-graduação dessas universidades. “Não é justo que os estados e municípios arquem unilateralmente com essas despesas. Por isso, buscamos aproximar as universidades estaduais e municipais do governo federal”, afirmou.

Ainda de acordo com o parlamentar, essas universidades representam cerca de 50% dos estudantes de ensino superior matriculados anualmente no país. “Principalmente nas cidades do interior, são de grande importância para o nosso sistema educacional”, justificou.

Paulo Sérgio Wolff, reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), defendeu igualdade de condições entre as universidades federais e as estaduais e municipais. “Esses recursos trarão benefícios para o país. Só na Unioeste, temos mais de 500 doutores, cerca de 70 pós-doutores e 350 mestres que desenvolvem pesquisas e projetos de extensão que atendem a sociedade e ajudam a desenvolver o Brasil”, disse.

Wolf agradeceu o apoio do deputado Sciarra. “Há anos ele é um soldado da nossa universidade. Desde o início da construção vem nos auxiliando a criar canais para que sejamos ouvidos e a viabilizar recursos para nossa universidade”.

Luiz Cláudio Costa demonstrou apoio às demandas e se comprometeu a encaminhá-las ao ministro da Educação, Henrique Paim.

Verônica Gomes

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *