Na próxima terça-feira (19), o deputado Roberto Santiago (SP) receberá, em seu gabinete, a apresentadora e ativista Luisa Mell. O encontro tem o objetivo de fomentar articulação no Congresso para que projetos engavetados, relacionados à defesa animal, sejam aprovados. Santiago colocou-se à disposição da apresentadora e promete mobilizar os demais parlamentares para a tramitação das propostas.
Luisa Mell – que esteve envolvida na invasão da unidade do Instituto Royal, em São Roque (SP), para o resgate de 178 cães da raça beagle, utilizados para testes farmacêuticos – pretende debater a relevância de projetos de lei como o 1.376/03, que visa controlar o excedente populacional de cães e gatos, determinando a esterilização gratuita como política pública para controle de natalidade, proibindo execuções sem critérios em todo país.
“Há milhões de cães e gatos desabrigados e grande parte deles foi abandonada por seus donos. Nas ruas, se reproduzem de forma indiscriminada e vivem em péssimas condições. Além de problemas relacionados ao bem-estar animal, o controle populacional também se relaciona a fatores de saúde pública. Por outro lado, a atual política de controle, que consiste na captura e sacrifício de animais, se mostra cruel e ineficaz”, explicou o deputado federal Roberto Santiago.
Luisa Mell e Roberto Santiago também discutirão a urgente necessidade da aprovação do projeto que proíbe da utilização de animais em atividades de ensino, pesquisas e testes laboratoriais com substâncias para o desenvolvimento de produtos de uso cosmético (PL 6.602/13).
Da Assessoria