O deputado Roberto Santiago (SP) apresentou, na última semana, proposta para manter a política de valorização do salário mínimo e incluir aposentados e pensionistas na regra (Projeto de Lei 7.185/14). De acordo com ele, a atual política proporcionou um crescimento entre 30% e 40% no salário médio do brasileiro.
“Essa estatística é compatível com a de países desenvolvidos da Europa. Porém, a legislação atual perderá sua eficácia em 2015 e é preciso garantir a manutenção dessa regra que tanto tem beneficiado o trabalhador. Os avanços alcançados devem ser mantidos e aprofundados. Por isso, proponho estender os benefícios aos aposentados e pensionistas”, defendeu Santiago.
O parlamentar pretende equiparar o percentual desses salários à taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). “Quando se coloca o PIB como referência para o crescimento, para o aumento do valor real desses salários, é porque ele significa riqueza. É um grande avanço por representar uma forma justa de distribuição de nossas riquezas”, concluiu.
A matéria aguarda despacho da mesa diretora para as comissões de mérito.
Carola Ribeiro