Em reunião, nesta quarta-feira (12), o deputado Roberto Santiago (SP), vice-líder do PSD, e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN) selaram acordo em defesa dos consumidores. Eles se comprometeram com representantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e da Associação de Consumidores, Proteste, a elaborar um projeto de lei que contemple, dentre outras questões, a qualidade de cobertura de telefonia móvel, a velocidade da internet e a eficiência da fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“Vamos elaborar uma proposta com foco no direito do consumidor. A velocidade de internet, a cobertura, atrasos na instalação de linhas, e as propagandas enganosas são temas a se trabalhar. Em abril, faremos uma reunião com representantes das operadoras, associações, Anatel, Proteste e UGT para avançarmos no projeto. O consumidor não pode continuar pagando por um serviço que ele não tem”, declarou Santiago.
O presidente Henrique Alves informou que a proposta vai tramitar em caráter de urgência, pois é um problema que afeta diretamente todos os brasileiros. E concordou que as operadoras Oi, Tim, Vivo, Claro e Nextel; a Anatel, a Proteste, e a UGT não podem ficar de fora.
Nesta quinta-feira (13), haverá manifestação na entrada do anexo II da Câmara para pressionar os demais parlamentares.
Carola Ribeiro