Santiago critica fator previdenciário e pede resgate do direito dos trabalhadores

Deputado Roberto Santiago (SP) - Foto: Heleno Rezende

Em entrevista à TV Câmara, o deputado Roberto Santiago (SP) afirmou que o Fator Previdenciário, cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade, é um tiro no pé do governo.  Segundo o parlamentar, o fator tem aumentado as despesas da União com aposentadorias.

“Certas pessoas aproveitam que o fator e entram com o pedido para aposentar, porém continuam trabalhando e utilizando o dinheiro público para uso pessoal”, destacou.

Santiago, atual presidente da Comissão de Trabalho e Serviço Público (CTASP) da Câmara, defendeu a consolidação da norma. Para ele, as constantes mudanças das regras para a aposentadoria são prejudiciais para a população.

“Muda de presidente e muda a regra. Isso não é possível. E as mudanças são sempre no sentido de tirar direito dos trabalhadores. Temos que resgatar o debate”, defendeu.

Outro ponto abordado pelo parlamentar foi a greve de servidores públicos. Para ele, depois das paralisações de 2012, com mais de 18 categorias envolvidas, a situação chegou ao limite.

“Precisamos regulamentar a negociação coletiva do servidor público. Não existe negociador no governo. Sabe quem paga a conta dos serviços que ficam parados? É o cidadão brasileiro”, argumentou Santiago.

O presidente da CTASP espera que a comissão consiga colaborar para a solução de ambos os problemas apresentados. “O que precisamos é votar e regulamentar essas duas situações. Se conseguir fazer isso sairei de maneira vitoriosa da presidência”, concluiu.

Luís Lourenço

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_roberto_santiago_critica_fator_previdenciario_e_pede_resgate_do_direito_dos_trabalhadores_27_03_2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *