Salviano defende melhor estrutura escolar e valorização de professores

Deputado Manoel Salviano (CE) - Foto: Heleno Rezende

A Comissão de Educação (CE) debateu, nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei 3.179/12, que trata da possibilidade de ofertar, em domicílio, a educação básica [1º ao 9º ano]. Para o deputado Manoel Salviano (CE) a proposta é boa, mas não tem como ser aplicada. Ele defendeu melhor estrutura escolar e mais investimentos na formação de professores, como cursos de pós-graduação, inclusive à distância, e bolsas de estudos.

“Todo projeto educacional é importante, mas tem que ter viabilidade prática e econômica. Essa questão de ensino domiciliar é uma coisa bonita, mas a realidade é outra. O formato tradicional já não está funcionando bem. Na zona urbana, por exemplo, não há investimentos na qualificação dos docentes e este é o ponto de partida para alcançar uma educação de qualidade. Todo profissional precisa dar continuidade em seus estudos, como pós-graduação e cursos direcionados”, destacou Salviano.

O parlamentar questionou a quantidade de recursos destinados à segurança pública, principalmente para os eventos que o Brasil vai sediar em 2014 e 2016. “A educação não pode perder para a falta ou falhas na segurança. É preciso uma preocupação maior. Educação não é uma questão secundária. Se o país não está investindo nos professores, então não está se preparando para um futuro de qualidade”, cobrou.

Em 2011, o Projeto de Lei 3.518/08, que objetivava o reconhecimento do ensino no lar, ministrado por pais, avós ou tios, foi rejeitado e arquivado.

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *