O deputado Rogério Rosso (DF) anunciou nesta quarta-feira (25), em coletiva de imprensa no Salão Verde, que a sua campanha à Presidência da Câmara está suspensa. O parlamentar afirmou que vai aguardar uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a viabilidade jurídica e constitucional da candidatura do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).
“O Supremo volta a trabalhar antes da eleição da Presidência da Câmara. Confio e acredito que haverá uma decisão em tempo. Não estou retirando a minha candidatura, mas apenas aguardando um parecer sobre a situação do deputado Rodrigo Maia, que ao meu ver não tem sustentação e viabilidade para ser reconduzido ao cargo”, sustentou. A eleição para a Mesa Diretora da Câmara está marcada para o dia 2 de fevereiro.
Supremo Tribunal Federal
Rosso disse ainda que só desistirá de sua candidatura caso o Supremo decida favoravelmente ao deputado Rodrigo Maia. “O país perde com essa sensação de instabilidade, principalmente se houver uma candidatura sub judice.”
O parlamentar também afirmou que não irá trabalhar nos bastidores para nenhum outro candidato à Presidência da Câmara, apesar de admitir uma simpatia muito grande pelo deputado Jovair Arantes (PTB-GO).
Caso o STF decida impedir Maia de se candidatar à reeleição, Rosso acredita que um novo cenário político pode ser formado. “Muda tudo. Aí volto a falar com a bancada para estabelecer novos aliados.”
Para a imprensa, Rosso voltou a defender importantes temas como as reformas política, tributária e previdenciária, que integraram a agenda dele de propostas nos 24 dias em que viajou o país em campanha.
Renan Bortoletto