O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF) apresentou, nesta sexta-feira (2), requerimento solicitando a convocação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para prestar informações aos parlamentares sobre a elevação da taxa de juros, retração da produção industrial, aumento do desemprego e da condução política econômica do país. O requerimento será apreciado pelo Plenário da Câmara.
Rosso afirmou que os esclarecimentos do ministro são necessários porque, desde o início de 2015, quando foi alterada a condução da política econômica brasileira, os resultados alcançados deixaram a desejar. “A taxa básica de juros subiu, foram retirados incentivos e houve aumento de impostos. A indústria de transformação sofreu queda de mais de 8% e a taxa de desemprego já passa dos 7,5%.”
Para o parlamentar, ao mesmo tempo em que se fala na necessidade de aumentar a receita, o país assiste à explosão no pagamento de juros nominais pelo governo federal. “De janeiro a agosto de 2013, os juros pagos pelo governo foram de R$ 126 bilhões. No mesmo período de 2015, esse valor subiu para R$ 277 bi. Com isso, a dívida bruta saltou de 58,9% do PIB, em dezembro de 2014, para 65,3% em agosto desse ano, o que aumenta a desconfiança do mercado internacional.”
Rosso argumentou ainda que, sem reação da economia, há forte queda nas receitas do próprio governo. “A redução foi de quase 9% em agosto, segundo dados da Secretaria da Receita Federal, com impacto negativo também nos estados, Distrito Federal e municípios. Diante desse quadro, a convocação do ministro se faz mais do que necessária”, concluiu.
Raquel Sacheto