O deputado Rogério Rosso (DF), líder do PSD na Câmara, fez uso da tribuna, nesta quarta-feira (27), para enaltecer o trabalho da comissão especial que analisou a reforma política. O parlamentar fez um agradecimento especial aos companheiros de bancada Indio da Costa (RJ) e Joaquim Passarinho (PA), que representaram a sigla durante os debates. “Em nome do PSD, em nome da nossa bancada, o nosso reconhecimento”, pontuou.
Mesmo reconhecendo que a reforma política está apenas em seu início, Rosso disse orgulhar-se em fazer parte do processo de renovação do sistema eleitoral brasileiro. O parlamentar lembrou ainda que a sociedade espera um “enfrentamento” da questão política por parte dos representantes do povo. “E não se esgota aqui, com esses 11 pontos que serão analisados. Temos matérias infraconstitucionais que também serão analisadas por esta Casa.”
Rosso voltou a lamentar que o Congresso tenha tido tão pouco tempo para tomar conhecimento, de forma integral, do texto da reforma política levado ao plenário. “Poucas são as democracias que permitem que a Constituição seja alterada em pontos fundamentais e estruturantes sabendo de seu texto no mesmo dia da votação. Vivemos na era moderna, na era das ferramentas digitais. Será que não seria o momento também dessa Casa, com estes mecanismos, permitir que tenhamos acesso com antecedência mínima?”
Renan Bortoletto