A Câmara dos Deputados passa a contar, a partir desta quarta-feira (4), com um novo bloco partidário composto pelo Partido Social Democrático (PSD ), Partido da República (PR) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Com um total de 83 parlamentares, 78 no exercício do mandato, a junção das bancadas compõem o segundo maior bloco da Casa.
Após coletiva de imprensa, os líderes Rogério Rosso (PSD), Maurício Quintella (PR) e Domingos Neto (PROS), protocolaram formalmente a criação do colegiado. Rosso lembrou que os partidos fazem parte da base do governo e defendem bandeiras parecidas.
“O que nos motiva a montar esse novo bloco são as ideias, as propostas e as linhas programáticas dos três partidos que são muito similares. Sempre em prol do desenvolvimento econômico e regional do país, de um novo pacto federativo, do fortalecimento dos municípios e dos estados”, ressaltou Rosso.
Endossado pelos demais líderes, Rosso também destacou que a aliança deve constituir uma nova coalisão na Câmara dos Deputados, inovando até na divisão da instrução das matérias em Plenário. “Estabelecemos algo que é novo na Casa. Faremos um rodízio para que todos possam exercer a liderança e é esse o espírito com o qual este bloco foi formado. Com o olhar no país e muito preocupado com as crises políticas e econômicas, atento em votar matérias propositivas e estruturantes para o Brasil.”
Diane Lourenço