A comissão externa que fiscaliza a transposição do Rio São Francisco recebeu o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) para debater normas e procedimentos referentes à obra, nesta terça-feira (24). Relator do colegiado, o vice-líder do PSD, deputado Rômulo Gouveia (PB), ressaltou que os esclarecimentos feitos pelo ministro foram suficientes para direcionar os trabalhos do colegiado.
Gouveia destacou a afirmação de que a aplicação dos recursos está em dia e comemorou a notícia de que as obras não serão paralisadas. “O ponto principal do debate foi o compromisso feito pelo ministro de que a obra não sofrerá problemas de continuidade.”
“Tudo estará pronto até o segundo semestre de 2016. As obras estão estimadas em R$ 8,2 bilhões”, declarou Occhi. Os representares da Coodevasf apresentaram dados e ações para a preservação e revitalização do rio.
A comissão vai acompanhar todos os procedimentos referentes às obras de integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste setentrional.
Renata Guimarães