Roman presta homenagem aos profissionais de educação física

“Hoje, estamos com quase 30% das nossas crianças sofrendo desse mal moderno que é a obesidade. Junto com a obesidade vem o diabetes, o mal colesterol, a hipertensão, enfim, todas as doenças cardíacas. O sedentarismo, que é a ausência da prática de atividade física, somado a hábitos alimentares baseados em comida processada cria um quadro catastrófico. Com a ajuda do profissional de educação física, a criança tem a possibilidade de se livrar ou pelo menos minimizar o que chamamos de doenças crônico-degenerativas. A educação física escolar tem uma ligação direta com a qualidade de vida na fase adulta.”

Em defesa da saúde, o deputado Evandro Roman (PR) realizou sessão solene, promovida pela Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (7), em homenagem os profissionais de educação física. A data oficial é comemorada em 1º de setembro.  Em seu discurso, Roman enalteceu o trabalho destes profissionais e destacou que vai trabalhar em prol do setor, como membro da comissão mista que analisará a Medida Provisória (MP) 745/16. A MP, entre outras ações, retira a obrigatoriedade da disciplina de Educação Física para alunos do Ensino Médio.

“Nossa postura será franca e aberta ao diálogo, já estamos em conversa com o ministro da Educação e tenho certeza que com o ministério e com os órgãos competentes nas discussões vamos resolver esta questão. Não podemos negar que a reforma é necessária, mas defendo fortemente a importância da educação física pelo seu papel na formação de cidadãos.”

O presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) parabenizou a iniciativa de Roman e solicitou atenção especial na análise da MP 745/16.

“Essa sessão é um sonho, ainda mais por ser realizada por um profissional de educação física, puro sangue e deputado federal. Não estamos aqui sendo corporativistas, mas sim falando dos benefícios que podemos propiciar, junto à outras profissões, à sociedade. Não viemos defender salários ou cargos e sim, o bem da sociedade. Em relação à medida provisória, precisamos aumentar a qualidade do ensino e elencar conteúdos que são insubstituíveis para qualquer cidadão. O legislativo tem o poder de fazer essa transformação, então, que nos aliemos e nos tornemos junto com eles, agentes políticos para essa mudança.”

Já o vice-presidente do CREF do Paraná e diretor especial da área fitness, Cesar Macuco, disse que há muito o que se desmistificar em relação aos treinos de alta performance. Ele também agradeceu ao deputado Roman pela homenagem.

“A palavra fitness gera um certo desconforto, pois a mídia costuma rotulá-la como somente alta performance o que na verdade se trata apenas de uma rotina e uma disciplina muito grande e rígida para que o aluno consiga atingir os objetivos desejados. O mundo fitness possui objetivos diferentes, vai desde treinos de academia, passa por aulas de ginástica até programas de treinamento que objetivam qualidade de vida e saúde.” Macuco agradeceu o deputado Roman pela oportunidade de mostrar para a sociedade o quão importante é o profissional de educação física.

Carola Ribeiro

 

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *