O deputado Evandro Roman (PR) usou a tribuna do plenário, nesta terça-feira (14), para homenagear o ex-governador do Paraná, Jaime Canet Junior. O parlamentar divulgou o livro intitulado “No tempo de Canet” que narra as transformações do Paraná no período em que Canet era governador, de 1975 à 1979.
“No primeiro ano de mandato, Canet viu toda a agricultura do estado dizimada por uma geada que acabou com a plantação de café, levando mais de dois milhões e meio de pessoas a deixarem os campos e partirem para a cidade em busca de empregos”, contou Roman. Segundo o deputado, o então governador fez da tragédia uma oportunidade para diversificar e industrializar o campo.
“Ele trouxe a soja e o trigo, na sequência a industrialização, pecuária suína e bovina. Com a industrialização do campo, surgiu o cooperativismo, hoje um dos nossos destaques.” Roman lembrou que o ex-governador foi responsável também por planejar a expansão da economia urbana, consolidando o polo Industrial de Curitiba. “E não foi só isso, na época construiu mais de seis mil salas de aula, investiu em hidrelétrica e combateu o desperdício na máquina pública. Canet merece nossa lembrança e homenagem”, disse Evandro Roman.
Manu Nunes