Roman: escolha do árbitro deve substituir sorteio por mérito

Deputado Evandro Roman (PR) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Evandro Roman (PR) – Foto: Cláudio Araújo

Priorizar a escolha do árbitro mais graduado para apitar uma partida de futebol é o foco de emenda sugerida pelo deputado Evandro Roman (PR) à Medida Provisória 671/15, conhecida como MP do Futebol. A proposta do parlamentar foi feita, oralmente, em audiência pública, nesta quarta-feira (6), realizada pela comissão mista que analisa a matéria.

O Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671/03) prevê que os árbitros sejam definidos por sorteio, o que para Roman não garante que o juiz indicado seja o mais preparado. “Apesar da impressão de transparência, essa regra não beneficia o mérito e, com isso, nem sempre o melhor é escalado. Defendemos que a escolha leve em consideração critérios de graduação instituídos por entidades de administração do desporto ou liga”, explicou o deputado.

Roman também destina 5% do valor total arrecadado com as transmissões (direito de imagem), por evento, para os árbitros dividirem em partes iguais. O parlamentar sugeriu ainda, ao relator da medida, investimento mínimo de 5% do faturamento bruto do clube no futebol feminino; a obrigatoriedade de curso superior para jogador; e o registro de profissionais, de áreas já regulamentadas, em seus respectivos conselhos.

A reunião recebeu o presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), Marco Antônio Martins, e o árbitro da Fifa, Sandro Meira Ricci, ambos a convite de Roman. Eles discorreram sobre as dificuldades da profissão e a necessidade de regulamentação, além de elogiarem as emendas.

“Trabalhamos sem registro em carteira, recebemos por jogo e o valor é baixo. Em todo o mundo juízes recebem 0,01% do valor arrecadado com as transmissões, mas no Brasil o percentual é de apenas 0,007%. A emenda do deputado Roman traz equivalência para nossa categoria com o mercado internacional”, destacou Ricci.

Carola Ribeiro

 

Assuntos:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *