Roman destaca importância da produção consciente para preservação do solo

Deputado Evandro Roman (PR) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Evandro Roman (PR) – Foto: Cláudio Araújo

Nesta quarta-feira (15) é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo (Lei 7.876/89). Para aprofundar o debate sobre a importância do solo como fator de produção e a necessidade de se promover uma maior conscientização de seu uso e manejo, a Câmara realizou, nesta terça-feira (14), audiência pública. O deputado Evandro Roman (PR) defendeu a produção consciente para evitar a degradação.

“O mau uso do solo interfere nos índices de produção, causa erosão e compromete os recursos hídricos. É preciso produzir com consciência, testando tecnologias nos cultivares para reduzir o impacto erosivo no solo”, afirmou. Ele citou como exemplo o trabalho feito em seu estado. “Desde o início da década de 80, investimos em tecnologias modernas e no plantio direto. Hoje o Paraná é referência no combate à erosão.”

O representante da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Arnaldo Colozzi Filho, destacou que o órgão está fechando parcerias para a criação de um índice de qualidade do plantio direto. “É uma rede complexa, em que é preciso reunir todos os fatores e analisar de maneira conjunta. Temos certeza que o plantio direto é uma tecnologia espetacular, mas que precisa de regionalização. É o que estamos buscando.”

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) elegeu 2015 o Ano Internacional dos Solos. Segundo a entidade, 33% das terras cultiváveis do mundo sofrem algum tipo de degradação, como erosão, compactação, salinização, acidificação ou poluição.

O debate foi realizado em conjunto pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).

Jaque Bassetto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *