O deputado Evandro Roman (PR), membro da Comissão de Esporte (CESPO), destacou a importância do Fórum Legislativo do Futebol, realizado nesta terça-feira (24). O evento foi promovido pela Subcomissão Permanente de Futebol com o objetivo de discutir perspectivas para o esporte com todos os setores envolvidos. “O importante de um fórum como esse é que podemos ouvir todos os lados para moldar a legislação de forma a atender as necessidades de clubes e atletas”, afirmou.
O parlamentar ressaltou que a legislação deve estimular os clubes a terem uma gestão profissional. “Sem clubes organizados, estruturados, com uma gestão eficaz, não tem futebol, não adianta. Por mais que um clube tenha recursos, sem qualidade de gestão, pode ter certeza de que atuação nos jogos será cada vez pior.”
O evento contou com a participação de representantes do Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Futebol, de clubes, de jogadores e de treinadores. Foram discutidos temas como legislação trabalhista, tributária e previdenciária do futebol, calendário e organização dos campeonatos, legado dos estádios e arenas, segurança nos estádios brasileiros, futebol feminino e formação de atletas.
Presentes no evento, o volante Edmílson, pentacampeão pela Seleção Brasileira em 2002, reforçou o argumento pela administração mais qualificada dos clubes. “Há uma discussão muito grande sobre a adoção do modelo ‘clube empresa’ de gestão. Independente do padrão escolhido, quando um clube contrata um treinador e dez, vinte jogadores, a conta só se paga com uma gestão competente.”
O ministro do Esporte, George Hilton, destacou que o Legislativo tem atuado de forma positiva para promover o aperfeiçoamento do esporte no país. “A aprovação da MP do Futebol foi um ato ousado, que deu fôlego aos clubes para que se regularizem e invistam em uma gestão responsável. A contribuição da Comissão de Esporte foi importantíssima para esta conquista.”
Demétrius Crispim