Roman critica desapropriação de terras de pequenos agricultores

Deputado Evandro Roman (PR) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Evandro Roman (PR) – Foto: Cláudio Araújo

Durante reunião, nesta quarta-feira (6), da CPI que investiga irregularidades na demarcação de terras realizadas pela Funai e pelo Incra, o deputado Evandro Roman (PR) ponderou que em algumas localidades a reforma agrária se deu de forma natural. Ele relatou que no oeste do Paraná pequenos proprietários, que são agricultores cooperados, se uniram e fizeram a região se desenvolver muito. E hoje essas cooperativas são responsáveis pela maior produção de grãos do país.

“Eles são o exemplo de um Brasil que deu certo. O estado é recordista em produção de grãos. Qual seria o objetivo de demarcar uma terra produtiva? Por que invadir um local onde já têm pequenos produtores assentados? Essas pessoas têm seus títulos de terras há mais de 150 anos, por que ameaçá-los em relação a isto?”, questionou o parlamentar.

Roman reforçou a necessidade de se aprovar a Proposta de Emenda à Constituição 215/00, que dá ao Congresso Nacional a legitimidade para autorizar as demarcações de terras indígenas. “Somos os representantes do povo e fomos legitimados por eles. Esse tipo de decisão tem que passar por aqui para que nenhuma terra possa ser desapropriada sem a autorização do Congresso Nacional. Esse é o nosso entendimento.”

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *