A Comissão de Esporte (CESPO) aprovou, nesta quarta-feira (16), relatório do deputado Evandro Roman (PR) ao Projeto de Lei 7.560/14, que prevê o acompanhamento do profissional de educação física a alunos da rede pública e privada, ou de entidades ligadas ao esporte, com idade até 14 anos.
Na visão do parlamentar, a presença do profissional de educação física durante as atividades é fundamental para o desenvolvimento do aluno. “Quem aprende, muitas vezes, não sabe seu limite corporal, até onde pode ir em uma determinada atividade. O professor, com curso específico devidamente concluído, vai dar todo o respaldo com base científica, com estudos. Por isso, precisamos que esses alunos tenham acompanhamento profissional.
Roman destaca ainda que, com assistência, a chance de sofrer lesões é muito menor. “O profissional vai passar os exercícios de forma correta, ver se ele está executando da melhor maneira. Uma lesão até os 13, 14 anos, pode prejudicar significantemente a vida da pessoa lá na frente.”
Para o parlamentar, o acompanhamento profissional vai elevar o nível técnico desses alunos, que futuramente podem se tornar atletas de alto rendimento. “Infelizmente, sabemos que apenas 1% dos adolescentes ou praticantes de esporte chegará a um patamar de alto rendimento. É claro que este índice pode subir com uma assistência adequada desde a sua infância.”
A matéria ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Renan Bortoletto