O deputado Ricardo Izar (SP) apresentou emenda a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2015 para criar ação específica dentro do programa de aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é incluir no Anexo de Metas e Prioridades a aquisição de 200 centros móveis veterinários, conhecidos como castramóvel, para o combate de zoonoses.
“Essa proposta é muito importante para garantirmos o atendimento direto ao animal que não tem assistencialismo. Hoje não existe rubrica que permite aos parlamentares atender a demanda de castração nos municípios que são carentes de recursos. Para se ter uma ideia, a leishmaniose, em São Paulo, principalmente na região de Bauru, mata mais que a dengue. Então, se não criarmos políticas públicas de castração, de combate a zoonoses, nunca vamos economizar em saúde humana. Por isso a iniciativa”, justificou Izar.
Segundo ele, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que para cada R$ 1,00 investido em combate à zoonose e controle populacional de animais, se economiza R$ 27,00 com a saúde humana.
O parlamentar conta com o apoio de deputados do PSD para aprovar a medida. O valor da meta será definido no dia da votação do projeto.
Jaque Bassetto