O Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou aos deputados as prioridades da pasta em audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados (CME). O colegiado é comandado pelo deputado Júnior Ferrari (PSD-PA). Ele falou sobre transição energética, energia nuclear, compensações ambientais e negou aumento da conta de luz.
Júnior Ferrari avaliou que o ministro respondeu aos questionamentos dos parlamentares e se comprometeu a retornar no início de julho. “Discutimos temas importantes de nossa competência institucional para estreitar laços. O propósito desta comissão é manter o bom diálogo e trabalhar em conjunto com o ministério de Minas e Energia para o desenvolvimento do nosso Brasil”, disse.
Energia na Amazônia
Um dos assuntos abordados pelo ministro foi sobre a edição da Medida Provisória 1232/24, que altera regras do setor elétrico para viabilizar a transferência da distribuidora Amazonas Energia. “A MP não aumenta em nenhum centavo a energia para o consumidor brasileiro”, afirmou Silveira.
O deputado Sidney Leite (PSD-AM) pediu atenção governamental para a extração de minério dos solos e rios. Ele também questionou a respeito da falta de distribuição de energia elétrica para todos os amazonenses e da baixa exploração de gás na região amazônica.
“Nós temos ali em toda a Amazônia um grande potencial de gás. Queremos abertura nesse assunto para que a gente possa avançar na produção desse gás, ir para os nitrogenados. Somos uma região estratégica, estamos ao lado da região que mais produz grãos, que é o Centro-Oeste”, disse Sidney.
Transição Energética
Já o deputado Diego Andrade (PSD-MG) solicitou a Alexandre Silveira mais ações em prol do gás natural veicular (GNV), principalmente para Minas Gerais, que sofre com baixo investimento. “É um combustível que atende taxistas e motoristas de aplicativos e ajuda no desenvolvimento”, explicou o parlamentar.
A bancada do PSD na Câmara marcou presença na reunião. Também estiveram presentes na audiência pública a deputada Delegada Katarina (PSD-SE) e os deputados Gabriel Nunes (PSD-BA), Luiz Fernando Faria (PSD-MG) e Hugo Leal (PSD-RJ), que é vice-presidente do colegiado.
Carlos Augusto Xavier