
Líder Antonio Brito entrega ao presidente Hugo Motta as indicações do PSD. Foto: Cláudio Araújo.
A bancada do PSD na Câmara reuniu-se na manhã deste sábado (01) e definiu as indicações para os espaços que serão ocupados pelo partido na Câmara dos Deputados a partir deste novo biênio. As indicações foram entregues pelo líder Antonio Brito ao futuro presidente da Câmara, Hugo Motta.
Além da designação da deputada Delegada Katarina (PSD-SE) para a 3ª Secretaria, os deputados decidiram indicar a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) para a presidência da Comissão de Turismo e o deputado Diego Andrade (PSD-MG) para a presidência da Comissão de Minas e Energia.
O deputado Diego Coronel (PSD-BA) será o novo corregedor da Câmara dos Deputados. O PSD na Câmara também terá direito de indicar o presidente da Comissão Mista de Orçamento no ano de 2026.
Atribuições
A 3ª Secretaria é responsável por analisar o reembolso das despesas com passagens aéreas e examinar os requerimentos de licença e justificativa de faltas, encaminhando à decisão da Mesa aqueles que constituírem casos omissos. O cargo foi ocupado atualmente pelo deputado Júlio César (PSD-PI).
A Corregedoria analisa representações contra deputados federais relacionadas à quebra de decoro parlamentar. É encarregado de cumprir as determinações da Mesa sobre a segurança interna e externa da Câmara e pode investigar possíveis ilícitos que envolvam deputados no âmbito da Casa. O cargo é ocupado pelo deputado Domingos Neto, do PSD do Ceará.
As comissões temáticas analisam as propostas em análise na Câmara dos Deputados, realizam audiências públicas e podem convocar ministros para explicar questões sobre a Pasta.
Da liderança