O plenário do Senado Federal aprovou, nessa terça-feira (8), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 43/13, que retorna o fuso horário do Estado do Acre e de parte do Amazonas para duas horas a menos em relação ao horário de Brasília. O senador Sérgio Petecão (AC), relator da proposta na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), comemorou a conquista. “Não posso esconder que estou feliz. Cumprimos uma decisão que foi tomada pelas populações locais”, afirmou.
Petecão explicou que o fuso horário dessas duas regiões foi alterado em 2008 sob o argumento de que a população local sofria prejuízos econômicos e sociais durante o período de horário de verão, quando a diferença passava a ser de três horas. Porém, destacou o senador, em 2010, um referendo realizado no Acre confirmou que a maioria dos eleitores locais não estavam de acordo com a alteração e queriam o retorno do antigo fuso.
“Não havia necessidade dessa mudança de horário. O correto seria fazer um plebiscito para saber se o povo do Acre queria mudar de horário ou não. Como não foi feito, agora vamos fazer valer a vontade do povo”, reforçou o parlamentar.
A matéria segue para sanção presidencial.
Luís Lourenço