O município paranaense de Turvo está mais perto de se tornar a Capital Nacional dos Pinheirais. O PL 5223/23, do deputado Rodrigo Estacho, foi aprovado nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
O projeto tem grande potencial econômico para a região, defendeu Estacho. Ele destaca o papel das florestas de araucária e do seu fruto, o pinhão, para a cidade. São produzidas, segundo ele, 250 toneladas de pinhão por ano em Turvo.
“Tal atividade representa não apenas uma fonte de receita para a região, mas também fortalece a identidade cultural, ecológica e econômica local”, afirma o parlamentar ao destacar a cobertura de 60% do território municipal com as florestas de araucária.
Turvo já é conhecida pelo circuito turístico “Caminho dos Pinheirais”, rodeado de araucárias e cachoeiras. Para Estacho, o município é um exemplo de biodiversidade e patrimônio ecológico devido à preservação do bioma da Mata Atlântica.
História
Localizado na região centro-sul do Paraná, Turvo virou uma cidade independente em 1 de fevereiro de 1983. Até então, era parte do município de Guarapuava. O município é localizado na região centro-sul do Paraná.
Próximos Passos
A proposta será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com regime conclusivo, se aprovado nos colegiados, vai direito para o Senado.
Carlos Augusto Xavier