Os deputados Heuler Cruvinel (GO) e Onofre Santo Agostini (SC) são os autores do Projeto de Lei 4751/12, que obriga a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em vias públicas e ambientes residências e comerciais.
Cruvinel e Onofre afirmaram que o objetivo é atualizar o mercado brasileiro com as mudanças do setor de transporte urbano, principalmente em uma iniciativa tão importante como a do carro elétrico, que trará melhorias para o meio ambiente com a redução da emissão de gás carbônico.
“Acredito que o legislador deve ter um papel importante no incentivo desse importante e promissor mercado que visa aprimorar o uso da energia ecologicamente correta”, disse Cruvinel.
Para Onofre, outro fator importante que o texto trará é a questão de segurança energética, com a consequente diminuição da exploração do petróleo e seus derivados. O parlamentar afirmou que as empresas concessionárias do serviço de energia elétrica serão as responsáveis pela instalação dos pontos de recarga.
“Com as mudanças no setor de energia do país, a criação de um mercado cada vez mais forte de veículos elétricos ou híbridos é viável. O Brasil, como um dos quatro maiores mercados consumidores e produtores de veículos, não pode se eximir desse grande mercado em potencial”, concluiu o parlamentar catarinense.
A proposta em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Minas e Energia, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Da Redação