O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) apresentou proposta (PL 1.049/15) para incentivar as empresas a contratarem jovens de regiões carentes que estejam submetidos a alto risco social. A medida prevê que as empresas possam deduzir despesas com os salários e os encargos sociais do Imposto de Renda .
“Eu sempre me incomodei em ver jovens que moram em comunidades pobres, quando vão procurar um emprego, colocarem nos currículos o endereço de algum parente, ou de algum familiar próximo, que mora em uma região melhor para, assim, terem competitividade no mercado de trabalho. Este projeto tem a intenção de proporcionar que o jovem tenha orgulho de dizer onde mora e, a partir daí, também torná-lo competitivo no mercado de trabalho”, afirmou o parlamentar.
O projeto concede o benefício fiscal às empresas que contratarem jovens com menos de 20 anos. De acordo com o texto, as deduções não poderão passar de 20% do montante de toda a folha de pagamento da empresa e ficarão limitadas a 5% do imposto devido.
“Acho vergonhoso quando o jovem, em busca de uma boa colocação no mercado, tem que esconder o seu CEP. Tenho certeza que quando esse projeto se tornar política de Estado, vamos produzir justiça social e valorizar o lugar de moradia de cada cidadão do nosso país”, ressaltou Sóstenes Cavalcante.
A proposta tramita em regime prioritário e aguarda votação no Plenário da Câmara.
Demétrius Crispim