A Câmara analisa o Projeto de Lei 5.080/13, do deputado Onofre Santo Agostini (SC), vice-líder do PSD, que propõe a inclusão da disciplina de educação para o trânsito no currículo oficial da rede de ensino nacional. O objetivo é tornar a matéria extracurricular para alunos do ensino fundamental e médio.
“Podemos começar a trabalhar a formação consciente de crianças e adolescentes como bons condutores, antes do processo de habilitação”, argumentou Onofre.
Pela proposta, temas como desobediência à sinalização; comportamento no interior do veículo e das pessoas enquanto motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres; além da consciência cidadã e da realidade política e social entram como disciplinas do projeto pedagógico.
Onofre defende que a medida pode reduzir os índices de acidentes e imprudência no trânsito. “Sei que existem os erros mecânicos, mas a maioria absoluta é por falta de preparo do motorista. Se as normas de trânsito fizerem parte da educação de crianças e adolescentes, a realidade será outra”, observou.
Danielle Marques