Condutores e motoristas de ambulância terão um dia específico para comemorarem a atividade profissional. É o que prevê o Projeto de Lei 700/15, de autoria do deputado Rômulo Gouveia (PB), vice-líder do PSD, aprovado, nesta quarta-feira (23), pela Comissão de Cultura (CCULT).
De acordo com a matéria, fica o dia 10 de outubro estabelecido como data oficial em homenagem a esses profissionais da área da saúde. “O condutor de ambulância é mais que um simples motorista. Essa proposta busca retribuir o que esses trabalhadores fazem em prol das pessoas quando se encontram em momentos frágeis de suas vidas”, argumentou o parlamentar.
No projeto, Gouveia lembra que o Ministério da Saúde exige um curso específico de socorrista para exercer a função, além de habilitação para condução de veículo de emergência. “Eles vencem distâncias, vencem o tempo, inclusive o trânsito intenso que as vias possuem atualmente, buscando sempre o melhor, pois sabem eles que não podem desperdiçar um segundo sequer”, acrescentou.
A data comemorativa já existe em alguns estados e municípios, a exemplo dos estados de Santa Catarina, Espírito Santo e Roraima, bem como dos municípios de São Paulo, Jundiaí (SP), Manaus (AM) e Cuiabá (MT), mas a ideia, segundo Gouveia, é expandi-la para todo território brasileiro.
O projeto tramita em caráter conclusivo e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Renan Bortoletto
4 Comentários