Projeto de Bornier busca expandir conscientização sobre doenças reumáticas

Deputado Felipe Bornier (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Felipe Bornier (RJ) – Foto: Cláudio Araújo

Informar e conscientizar a população sobre os benefícios de se diagnosticar precocemente as doenças reumáticas é o objetivo do deputado Felipe Bornier (RJ). O Projeto de Lei 8.202/14, de autoria do parlamentar, que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas foi aprovado, nesta quarta-feira (12), na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Pela proposta, a data será comemorada sempre no dia 15 de setembro. De acordo com Bornier, esse é um pedido antigo da Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos (Anapar), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

“Essas instituições salientam a necessidade de se promover maior visibilidade das doenças reumáticas com o objetivo de conscientizar a população a procurar precocemente profissionais especialistas”, destacou.

O Ministério da Saúde estabeleceu 30 de outubro como Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Mas, segundo Bornier, é preciso dar mais atenção à causa.

“Outubro concentra grande número de datas comemorativas relacionadas a outras questões de saúde. Além disso, o termo ‘reumatismo’ não se mostra adequado. Traz uma conotação de doença ligada à idade que faz com que pessoas jovens se sintam livres de desordens reumatológicas”, justificou.

Renan Bortoletto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *