Preocupado com a qualidade de ensino e a atenção do aluno durante o período de aulas, o Projeto de Lei 1.871/15, de autoria do deputado Heuler Cruvinel (GO), prevê a proibição do uso de telefones celulares nas salas de aula dos estabelecimentos de ensino básico.
Para Cruvinel, a proposta visa assegurar a essência do ambiente escolar. “A atenção do aluno deve estar integralmente direcionada aos estudos, na fixação do aprendizado passado pelos professores, sem que nada possa competir ou desviá-lo desse objetivo”.
O parlamentar comenta que medidas semelhantes já vêm sendo adotadas em outros países como a Alemanha. “O estado da Baviera anunciou recentemente a proibição do uso de telefones celulares nas escolas. A medida tem como objetivo evitar que jovens estudantes utilizem os aparelhos para ver imagens pornográficas e de extrema violência”.
Heuler ressalta ainda que o uso do celular no ambiente escolar compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos. “São preocupantes os relatos de professores e alunos de como é comum o uso do celular dentro das salas de aulas”.
De acordo com o deputado, a situação tende a se agravar na medida em que se tem o rápido crescimento do uso desses aparelhos, objeto que cada vez mais se incorpora ao cotidiano do cidadão. “É comum os estridentes aparelhos atrapalharem a concentração, desviarem a atenção do aluno e concorrerem com os professores na árdua tarefa de transmissão de conhecimento”.
O projeto aguarda parecer da Comissão de Educação (CE).