Os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves e do Senado, Renan Calheiros se reuniram na manhã desta quarta-feira (13), no Salão Negro do Congresso com 22 dos 27 governadores. O objetivo foi estabelecer um pacto federativo para tornar mais ágil a pauta de votação de interesses dos Estados.
Os dois governadores do Partido Social Democrático (PSD), Omar Aziz (AM) e Raimundo Colombo (SC) tiveram a oportunidade de falar durante o encontro. O líder do partido na Câmara, deputado Eduardo Sciarra (PR), também esteve presente.
Raimundo Colombo cobrou mais recursos para que os estados possam investir. Reconheceu que houve um grande esforço para recuperar essa possibilidade, mas salientou que as despesas têm aumentado a ponto de comprometê-la novamente. “Precisamos de estados com capacidade de investimento”, argumentou.
E acrescentou: “Agradeço a eles (presidentes) no sentido de tornar possível ouvir a nossa voz, fazendo repercutir os nossos anseios e as nossas petições”. Colombo também aproveitou o encontro para fazer um apelo: “Peço ao Congresso Nacional compreensão, no sentido de não sermos surpreendidos com medidas que impactem as nossas contas”.
Omar Aziz, por sua vez, ressaltou as dificuldades de atender um país de grande dimensão como o Brasil. “Em se tratando de uma país tão grande quanto o nosso, é fato que existem muitos problemas nos Estados. Alguns (problemas) são convergêntes, enquanto outros são pontuais”.
O governador do Amazonas disse ainda que uma das preocupação do seu governo são as leis aprovadas pelo Congresso e que oneram os Estados. “Isso é muito preocupante, uma vez que se faz uma lei, mas não se pergunta aos governadores ou aos prefeitos de onde eles vão tirar os recursos para fazer cumprir tal lei”.
Da Redação
Assista o vídeo:
[youtube_video id=”NeWvOg3iT0A”]