A Câmara dos Deputados lançou, nesta quarta-feira (23), o Prêmio Brasil mais Inclusão, com o objetivo de homenagear instituições e personalidades que promovam ações voltadas à inclusão da pessoa com deficiência. O prêmio foi criado por iniciativa do Segundo-Secretário da Casa, deputado Felipe Bornier (RJ) e da Terceira-Secretária, deputada Mara Gabrilli (PSDB/SP).
A premiação, segundo Bornier, reafirma a prioridade na elaboração de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência na Câmara. “Já tivemos grande avanço, nesta legislatura, com a instalação da 23ª comissão permanente ampliando debates sobre o tema. Esse prêmio, além de homenagear, também abre novo canal de diálogo com a sociedade que poderá participar da indicação dos agraciados.”
Os premiados serão escolhidos por um conselho deliberativo, composto por membros da Mesa Diretora (segundo e terceiro secretários) e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além de um representante de cada partido. Os critérios para indicação ao prêmio serão baseados em trabalhos voltados à promoção da igualdade de tratamento e oportunidade, justiça social, entre outras ações, que preservam os direitos dessas pessoas em todo o país.
Serão entregues dez prêmios por ano, sendo cinco para categoria “empresas públicas ou privadas” e o restante para “personalidades ou entes federados”. As indicações serão feitas inicialmente por deputados, senadores ou diretamente pelas empresas. A população poderá indicar representantes para os concorrentes da primeira categoria.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 23 de outubro na página do prêmio na internet. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 3 de dezembro.
Da Assessoria