A Câmara dos Deputados aprovou parecer do deputado Diego Coronel favorável ao acordo internacional entre o Brasil e a Arábia Saudita para facilitar vistos de turismo para cidadãos dos dois países (PDL 463/2022).
A matéria foi enviada à Câmara pelo Ministério das Relações Exteriores e tem como objetivo o fortalecimento das relações entre Brasil e Arábia Saudita e o incentivo às viagens de turismo e negócios.
De acordo com o texto, os vistos terão validade de até cinco anos, permitindo duas estadias de até 90 dias por visita e 180 dias por ano, desde que o solicitante do visto apresente passaporte válido.
”A concessão de vistos de visita é um marco e estreita as relações bilaterais entre os países, pois além dos benefícios econômicos, permitirá que nossos povos compartilhem e vivenciem experiências culturais únicas e valiosas”, defendeu Diego Coronel.
Estão excluídas desse acordo outras modalidades de visto como imigração, trabalho, hajj (peregrinação maior, com data anual estipulada, dos fiéis maometanos à Meca) ou umrah (peregrinação à Grande Mesquita, em Meca, que pode ser feita por muçulmanos em qualquer período do ano), e de acordo com o princípio da reciprocidade.
Parceria
O parlamentar ressaltou que as relações entre Brasil e Arábia Saudita são intensas, sobretudo na esfera comercial, sendo o principal parceiro econômico do Brasil na região e um dos nossos maiores fornecedores de petróleo. Como é de público conhecimento, até a presente data, além dos diplomatas, a Arábia Saudita somente permite a entrada de cidadãos brasileiros por motivos de negócios, familiares ou religiosos.
Com informações da Agência Câmara