PL de Otto Alencar quer punir com rigor compra de votos por organizações criminosas

Deputado Otto Alencar Filho (BA). Foto: Cláudio Araújo

O deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA) apresentou à Câmara dos Deputados projeto que torna a compra de votos por organizações criminosas um ato de terrorismo (PL 4019/24). O objetivo é combater a crescente infiltração do crime organizado nas eleições, tanto em nível municipal quanto nacional no Brasil.

Um relatório preliminar da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), divulgado em 9 de outubro de 2024, revelou a atuação de grupos criminosos nas eleições municipais deste ano. Os observadores destacaram práticas de coação sobre eleitores e restrições à mobilidade de candidaturas nas áreas controladas pelo crime, além da infiltração de recursos financeiros do tráfico de drogas nas campanhas.

“A organização criminosa e a compra de votos nas eleições são questões que envolvem graves problemas de corrupção e violação da democracia. Essa prática ilegal distorce a vontade popular e perpetua ciclos de corrupção e criminalidade. A atuação dessas organizações enfraquece as instituições democráticas e compromete a integridade do processo eleitoral. Por isso, este projeto é tão importante”, enfatiza Otto Alencar Filho.

O deputado ressalta que, para enfrentar esse problema, é fundamental fortalecer as instituições, promover a transparência nas campanhas, incentivar a participação cidadã e garantir a aplicação rigorosa da lei, além da proteção dos denunciantes. “Acredito que medidas como essa proposta são essenciais para desmantelar as redes de corrupção e restaurar a confiança na democracia”, conclui.

Da assessoria de comunicação do parlamentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *