Pessedistas listam prioridades para agricultura do país

Deputado Moreira Mendes (RO) - Foto: Cláudio Araújo

Os deputados do PSD, membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), listaram os problemas com logística, demarcação de terras indígenas, defensivos agrícolas e regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), como os principais gargalos para o setor agrícola neste ano.O líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), destaca que a logística merece ainda mais destaque. “O produtor brasileiro está entre os melhores do mundo da porteira para dentro. Mas da porteira para fora é um desastre, que é onde o poder público deveria entrar e não está avançando. A comissão será um desafio, teremos muito trabalho pela frente, mas estaremos prontos para caminhar”, afirmou.

O deputado Roberto Dorner (MT) lembra que a demarcação de terras indígenas continuará em pauta. “As terras indígenas são demarcadas aleatoriamente pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em grandes e pequenas propriedades onde existe produção. Estamos chateados com a posição de alguns partidos que defendem a demarcação sem limite, tirando dos agricultores que estão lá há anos sem qualquer indenização. Vamos trabalhar para evitar que isso continue”, justificou.

As conquistas com os debates da comissão foram lembradas pelo deputado Junji Abe (SP). Ele lembrou que os trabalhos no colegiado permitiram vitórias como o Registro Nacional de Cultivares. “Ainda temos uma série de medidas a serem discutida, mas precisamos trabalhar para que o Executivo também dê celeridade às ações”, concluiu.

Doze deputados do PSD fazem parte da comissão que escolheu ontem (26) seu novo presidente e vices.

Jaque Bassetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *