A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) instalou, nesta quarta-feira (2), duas subcomissões. Uma para acompanhar as obras inacabadas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a outra para tratar das ações de Defesa Civil e Combate à Seca. Os deputados Felipe Bornier (RJ) e Sérgio Brito (BA) foram designados para compor, respectivamente, os Colegiados.
Bornier reconhece que o ano legislativo é ‘curto’, mas que a subcomissão das obras do PAC vai fiscalizar e tornar público o que foi investido e efetivamente entregue à população. “O PAC tem obras de infraestrutura em todo o país. O foco inicial a ser verificado são os projetos de mobilidade urbana para a Copa e Olimpíadas. Há outras obras que, segundo o Tribunal de Contas da União, estão obstruídas e, para essas, vamos fiscalizar o porquê da paralisação. O momento é oportuno e a população precisa dessa transparência”, afirmou.
Sérgio Brito reforçou a necessidade de mais investimentos para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), e para o fortalecimento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
“Estes órgãos são importantíssimos para ajudar a resolver o problema da falta de água e devem estar preparados para qualquer emergência. Para isso, precisamos destinar mais recursos para que o trabalho seja preventivo. Não devemos esperar vir a seca para ver de que forma vamos agir. Nosso principal objetivo é dar condições de sobrevivência à população. Vivemos sem luz, mas sem água é impossível”, defendeu.
Carola Ribeiro