A Comissão de Seguridade Social e Família debateu nessa terça feira (11), em audiência pública, a necessidade de tornar obrigatório o enriquecimento, com cálcio, de bebidas à base de soja. Para o deputado Dr. Paulo César (RJ), o acréscimo de cálcio nesses produtos não resolve o problema que eles trazem à saúde pública.
Segundo ele, a verdadeira preocupação com essas bebidas deve ser os altos teores de sódio e açúcar nelas existentes. “Foi provado por especialistas que o cálcio contido na alimentação regular já é capaz de suprir a necessidade diária da população”.
Ainda segundo Paulo César, “o que devemos fazer é retirar de circulação uma série de produtos comercializados hoje. Você deixa alimentos atraentes e saborosos nas prateleiras com uma quantidade enorme de açúcar e sal e acaba gerando na população problemas como obesidade, diabetes e hipertensão” , afirmou.
O deputado ressaltou a necessidade de uma maior atuação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na fiscalização desses produtos.
Participaram da audiência José Marcos Gontijo Mandarino, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Edélcio Vigna, do Conselho Nacional de Segurança alimentar e Nutricional; Laila Sofia Mouawad, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Daniela Sanches Frozi, especialista em saúde coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,.
Verônica Gomes