Deputados da bancada sabatinaram, nesta terça-feira (9), o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero. O dirigente da entidade máxima do futebol no país respondeu a uma série de perguntas dos parlamentares Evandro Roman (PR) e Fábio Mitidieri (SE), em audiência pública realizada pela Comissão de Esporte (CESPO).
Del Nero pode vir a ser investigado se o caso de corrupção envolvendo a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a CBF respingar sob seu mandato. “Perguntamos o que a sociedade quer saber. Se ele tem envolvimento com toda essa investigação do FBI. Ele negou e sabemos que até o momento não há nada concreto contra ele, mas queremos avançar nestas questões”, avaliou Mitidieri.
O deputado também se posicionou a favor do fim da reeleição para o cargo de presidente da confederação, o que foi comentado por Del Nero durante a audiência. “Para quem tinha eleições eternas, apenas uma reeleição já é um avanço.”
Já o deputado Evandro Roman lembrou que o Paraná foi um dos estados que se opôs à eleição de Del Nero para presidir a CBF. O parlamentar deixou claro, no entanto, que ainda é cedo para opinar sobre um suposto envolvimento dele no esquema de corrupção.
“Temos que analisar, apurar os fatos. Vamos esperar a Justiça fazer o seu papel, bem como o Ministério Público e a Polícia Federal. Nós, aqui, podemos ajudar na CPI que está sendo montada”, disse.
PRISÃO – O ex-presidente da entidade, José Maria Marín, está preso há 13 dias na Suíça acusado de corrupção envolvendo a comercialização de jogos e direitos de marketing de campeonatos.
Renan Bortoletto