Parlamentares participam da instalação de frente contra roubo de cargas

Deputados Guilherme Campos (SP) e Junji Abe (SP) - Fotos: Cláudio Araújo

Em 2012, o setor de transporte de cargas sofreu um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão com o roubo a caminhões. Os carregamentos mais visados pelos bandidos foram os de cigarro, alimentos e produtos eletrônicos. Em 2013, dados ainda não divulgados, apontam que esse valor aumentará, uma vez que mais de 15 mil ocorrências foram registradas. Os deputados Guilherme Campos (SP), ex-líder do partido, e Junji Abe (SP) participaram, nesta terça-feira (20), da instalação da Frente de Combate ao Roubo de Cargas.

Um dos objetivos da Frente é discutir medidas para agravar a pena dos envolvidos com esse tipo de crime. Campos é autor do Projeto de Lei 1.778/11, que prevê punição para empresas envolvidas com a receptação dos produtos roubados. “A empresa que for pega comercializando produtos de furto, contrabando ou de qualquer ato ilícito terá o CNPJ suspenso por 180 dias e, no caso de reincidência, o cadastro será suspenso definitivamente”, explicou o parlamentar.

Além desse projeto, há outras propostas em tramitação que também agravam as penas para quem pratica roubo de cargas. Junji ressaltou a importância da Frente para mobilizar os parlamentares quanto à importância do assunto. “Não é possível continuarmos com crimes, mortes e, principalmente, com perdas nessa atividade fundamental para o Brasil. Temos iniciativas excelentes aqui na Casa, o que falta é agilidade para buscar uma solução”.

O evento foi acompanhado por representantes das empresas, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e dos caminhoneiros.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *