Os deputados Átila Lins (AM), Silas Câmara (AM) e Walter Ihoshi (SP) enalteceram, nesta quinta-feira (5), os 120 anos do Tratado de Amizade e Relações Diplomáticas entre o Brasil e o Japão. A Câmara realizou sessão solene para receber o príncipe Akishino e a princesa Kiko.
“Em sua primeira visita ao Brasil, o príncipe esteve na nossa capital Manaus, e agora irá a Belém na comemoração desses 120 anos de relação diplomática entre os dois países. Esperamos que esta relação se estreite cada vez mais em benefício dos dois povos”, disse Átila Lins, secretário de Relações Internacionais da Câmara.
Ihoshi destacou a boa relação social e cultural existente entre os povos. “É uma alegria e satisfação receber a família imperial. O Brasil tem hoje a maior comunidade japonesa fora do Japão, com mais de 1,9 milhão de descendentes morando aqui, enquanto outros 180 mil brasileiros vivem lá. Os números mostram uma integração símbolo dessa parceria”, disse.
“A influência e a colaboração que o povo japonês exerce sobre a nossa sociedade sempre foi muito grande, inclusive, no aperfeiçoamento da agricultura familiar, na economia primária como um todo”, afirmou Silas.
É a segunda vez que o príncipe japonês vem ao Brasil. A primeira foi em 1988, quando comemorou-se os 80 anos da imigração japonesa.
Renan Bortoletto