Pacto Pela Vida: Deputado sugere 5 bi em recursos de emendas para a Saúde

Em discurso proferido na manhã desta quarta-feira, o Deputado Carlos Souza (PSD/AM), lançou um desafio aos parlamentares. Ele propôs a instituição de um Pacto pela Vida em que cada deputado federal destine 70% das suas emendas individuais para a área da Saúde. De acordo com ele, “o intuito é acabar ou reduzir com as enormes filas para as cirurgias e consultas na rede pública de saúde.

O Deputado calcula que o Pacto Pela Vida gere mais de R$ 5 bilhões para a Saúde no orçamento de 2018. Souza salientou ainda que já encaminhou um requerimento de indicação ao Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, solicitando que o Pacto seja instituído com a vinculação das emendas individuais de cada deputado, para a área da saúde.

“O repasse de verbas federais merece ser reestudado, tendo em vista a atual situação precária da saúde. Recentemente foi noticiado pela imprensa do Amazonas que mais de 50 mil pessoas estavam aguardando na fila por uma consulta, e outras 10 mil por cirurgias. E essa não é uma peculiaridade do Amazonas, isso ocorre em todo o País. Por isso, façamos todos, um Pacto Pela Vida”, ressaltou.

Segundo o Deputado, “o povo brasileiro está morrendo nas filas por uma consulta médica. Pessoas saem de casa por volta de 17 horas para dormir nas calçadas, ao relento, em busca de atendimento”. Afirmou ainda que diversos pacientes têm que aguardar  até 1 ano por uma cirurgia, e que muitos deles, morrem enquanto esperam.

“Essa Casa não pode cruzar os braços para essa situação que o povo está vivenciando, não pode ser omissa! O acesso a saúde é um direito essencial, garantido pela Constituição Federal. Cada parlamentar terá direito a mais de R$ 14 milhões em emendas individuais no orçamento de 2018.”


Saiba mais

Deputado critica flexibilização dos incetivos fiscais da Zona Franca de Manaus

Amazonense cobra providências por mortes dos índios no Alto Solimões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *