Onofre torna a criticar preço dos medicamentos

Deputado Onofre Santo Agostini (SC) - Foto: Heleno Rezende

“Como garantir a saúde como um direito social expresso na Constituição se a própria saúde pública está na UTI e os remédios cada vez mais caros?”. A crítica feita pelo vice-líder do PSD, deputado Onofre Santo Agostini (SC), se refere ao reajuste (5,68%) dos preços dos medicamentos em vigor desde março deste ano.

Em discurso na tribuna, nesta segunda-feira (17), Onofre ressaltou que os que mais sofrem com o aumento de preços são os aposentados e pessoas com graves doenças. “Para milhões de brasileiros, infelizmente, remédio é sinônimo de alimento. Muita gente, antes de tomar café da manhã, precisa fazer uso de medicamentos para sobreviver. Os mais atingidos por essa injustiça são os aposentados e as pessoas que fazem tratamentos continuados e que, em sua maioria, recebem salários bem minguados.”

O parlamentar também reclamou da falta de medicamentos que deveriam ser distribuídos gratuitamente. “O paciente chega às farmácias dos postos de saúde para buscar o seu remédio e ouve do atendente uma frase já corriqueira: no momento não temos, está em falta. A situação é dramática. Apelo ao Ministério da Saúde para que pense muito bem antes de anunciar outro aumento no preço dos medicamentos. O povo não aguenta mais pagar esta conta.”

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *