Onofre propõe instalação de câmeras de segurança em hospitais

Deputado Onofre Santo Agostini (SC) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Onofre Santo Agostini (SC), vice-líder do PSD, apresentou o Projeto de Lei 5.022/13, que determina a instalação de câmeras de segurança em hospitais públicos e privados. Segundo ele, denúncias de abuso por parte de médicos e enfermeiros nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), em todo o país, incentivaram a proposição.

“Tivemos exemplo de paciente sendo estuprada por agentes que trabalham no hospital, além de vários outros episódios como semelhantes. Minha intenção com esse projeto é dar garantia ao paciente e aos seus familiares”.

De acordo com Onofre, a responsabilidade em instalar e manter o bom funcionamento das câmeras é do hospital. “Assim que aprovado eles devem, prontamente, instalar os equipamentos. Caso os familiares desconfiem de maus-tratos ou abusos é só requerer as imagens e levá-las até a justiça para as devidas providências”.

O parlamentar acredita que a aplicação da medida também pode evitar casos como o do Hospital Evangélico de Curitiba (PR), onde médicos e enfermeiros foram acusados de provocar a morte de pacientes da UTI com o uso de anestésicos e diminuição de oxigênio dos respiradores.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *