O deputado Onofre Santo Agostini (SC) participou, nessa quinta-feira (10), de sessão solene, realizada pela Câmara, para homenagear o Dia do Corretor de Seguros [comemorado no dia 12 de outubro]. O parlamentar destacou que a intermediação desses profissionais “é imprescindível nas negociações de um seguro de vida ou de um determinado bem”.
Onofre lembrou que desde a época das navegações o sistema de seguro já era adotado. “Quando os fenícios navegavam nos mares Egeu e Mediterrâneo, existia um acordo que garantia a quem perdesse um navio a construção de outro, pago pelos demais participantes da mesma viagem”.
Ele contou que no Brasil, a atividade teve início com a abertura dos portos para o comércio internacional, em 1808. “A primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a Companhia de Seguros Boa Fé, cujo objetivo era operar no seguro marítimo, principal meio de transporte da época. Esse compartilhamento do prejuízo custeado por todos, por meio de uma espécie de fundo criado para esses infortúnios, é essencial”.
Carola Ribeiro