Criar um canal de atendimento emergencial para idosos e portadores de deficiência é o objetivo do Projeto de Lei 5.987/13, que prevê o uso de serviços telefônicos para pessoas idosas e com mobilidade reduzida. O vice-líder do PSD, deputado Onofre Santo Agostini (SC), é o relator da proposta na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e voltou a destacar sua importância.
“Assim como temos o 190 para a Polícia e o 193 para o Corpo de Bombeiros precisamos de um número para atender aos idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Sabemos das dificuldades deles e isso seria o mínimo a fazer para dar o mínimo de apoio àqueles que já fizeram tanto pela nossa pátria”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, o serviço será gratuito e funcionará 24 horas durante os sete dias da semana. A medida visa ainda respaldar a política de acessibilidade que vem ganhando destaque no país. “Já passou da hora de pensarmos efetivamente em tratar o idoso e a pessoa com mobilidade reduzida com respeito. Não adianta só ficar na filosofia e doutrina”, disse Agostini.
O projeto prevê ainda que o canal de comunicação será acessado por três dígitos e deve incluir prestação de informações referentes ao direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.
Renan Bortoletto